24 de outubro de 2010

Quem aí já comeu Bruschetta? o/ Eu!

Bruschetta, repetindo... BRUSCHETTA.



  • Antepasto de origem italiana, a Bruschetta surgiu na antiguidade, entre os trabalhadores rurais como opção de aproveitar o “pão velho”, dormido. A palavra Bruschetta (/brusqueta/), deriva do “bruscato” que significa “tostado” “torrado”, ou seja, tem mais a ver com o pão do que com o recheio. Pode ser conhecida com outros nomes e possui rformato e sabor distintamente regionais, como na Toscana, por exemplo: “Fetunta” (fatia untada), usando um pão feito sem sal, guarnecido de “cavolo Nero” que consiste em couve picada bem fininha aferventada em água e sal.
    A Bruschetta proporciona incontáveis variações de recheio como queijo, tomate, pimenta-do-reino, sal e manjericão; Presunto, queijo, sal e orégano; Queijo e manjericão; Carne de sol, cebola, coentro e queijo de coalho...  Enfim, usando ingredientes picados e que se completam você pode criar bruschettas divinas.
                A receita clássica é feita com um pão tipo italiano, de massa rústica cortado em fatias grossas, onde se esfrega alho, sal a gosto, rega-se com azeite e leva para assar. Em seguida, é coberto por uma combinação de tomates cortados em cubinhos e manjericão. (Perfect! Mais perfect ainda se entrar aqui um queijinho ralado grosso na hora.)
    Pode-se ainda obter uma boa bruschetta usando ingredientes extremamente acessíveis, como apenas temperos secos e cotidianos: sal, pimenta-do-reino, (moída na hora agrega muito sabor!), alho, além de ervas. Estes sempre combinados com um azeite de boa qualidade, que pode estar aromatizado por exemplo. Usando uma boa frigideira antiaderente, você pode grelhá-las e conferir no final que fique crocante por fora e macia por dentro, e caso escolha adicionar um tipo de queijo, basta levá-las ao forno para gratinar rapidinho em fogo alto, coisa de minutos...
    Perfeita como opção de petisco em festas, já que permite criar inúmeras variações de cores e sabores diferentes, agradando diversos paladares e saindo dos triviais salgadinhos. Vai muito bem também como entrada daquela refeição tipicamente italiana regada a um bom vinho, ou até como finger food no fim de uma noite assistindo um filminho bacana a dois... Basta fazer a Bruschetta e adicionar o recheio com ingredientes de sua preferência. Permita-se, teste e se surpreenda:

    -6 fatias de pão italiano
    -6 dentes de alho inteiros
    -4 tomates maduros
    -8 colheres de azeite
    -Folhas frescas de manjericão a gosto
    -sal e pimenta do reino a gosto
    - queijo de sua preferência ralado grosso a gosto

    Com coragem:

    Descasque os dentes de alho, e esfregue-os nas fatias de pão, unte-as com 3 colheres de sopa do azeite e doure-as em uma frigideira antiaderente. Em seguida, corte os tomates em pequenos cubos, junte-os ao manjericão, ao restante do azeite e tempere com sal e pimenta a gosto. Disponha a mistura sobre as bruschettas de forma que fiquem bem recheadas, mas sem exagero. Coloque o queijo ralado grosso por cima e leve ao forno para gratinar, ou sirva do contrário, se preferir assim.

    Essa é a minha versão preferida... *-* ... Adoro muito Bruschetta. Eu disse BRUSCHETTA.

    Hauhsuahduhauhas

    =*



2 comentários: