19 de outubro de 2010

E tudo começa assim...² Domesticação de animais e descoberta da agricultura.


A descoberta e o desenvolvimento da agricultura e pecuária foram fatores que contribuíram significativamente no consumo dos alimentos, bem como para o surgimento e desenvolvimento de técnicas de cozinha. 


Com a descoberta da agricultura, o homem parou de ser totalmente dependente da natureza e pode ele mesmo plantar, cultivar e colher o alimento para seu próprio consumo. Como muitas vezes esses alimentos eram produzidos em maior quantidade do que eram consumidos, surgiu a necessidade de técnicas de conservação como a secagem e o armazenamento de produtos que antes do domínio da agricultura, só podiam ser consumidos em uma época do ano por que em outras eles faltavam..
Com o crescimento da procura das caças para se alimentar, as presas começaram a ficar escassas e o homem passa a procurar novas formas de sobrevivência e adaptação a essa nova realidade. Ele descobre então, que pode manter as presas capturadas vivas por mais tempo, garantindo um abastecimento prolongado de carne fresca. Surge então, o domínio da domesticação de animais.
Já conhecedor tanto da domesticação de animais, quanto do cultivo de alimentos, o homem não vê mais a necessidade de se deslocar em busca de alimentos e se vê forçado a se fixar num só local, deixando de lado os hábitos que os caracterizavam nômades à procura de caça. Este acontecimento permitiu o desenvolvimento das primeiras comunidades, onde estas comumente apareciam às margens de rios e lagos, já que além de suprir as necessidades básicas do homem, a água também tinha papel na agricultura.





Com a criação dos utensílios de cerâmica, o homem passou a cozinhar os alimentos junto a ervas e sementes aromáticas. Surgem os cozidos. Nesse período houve a descoberta do sal extraído das ardósias, e, o homem descobre ainda que é possível misturar a caça com cereais e tubérculos, servindo os cozidos de carnes com pão, milho ou farinha. Uma espécie de “caldo substancial”, daí em diante foi um passo para se chegar às sopas, papas, pirões e mingaus. Ainda nesse período, inventou-se o forno de barro compactado feito através da utilização da argila. Ocorre ainda o aprimoramento de armas e artefatos de caça.
Portanto, esse é o momento em que o homem descobre diversas técnicas e utensílios que com o passar do tempo são aprimoradas, e dessa forma, contribuem significativamente  para o alavancar da gastronomia. 

(...)

Um comentário: