6 de outubro de 2010

Brigadeiro: legado genuínamente brasileiro.


Criado em meados da década de 40, após a segunda guerra mundial e durante a campanha eleitoral do candidato a Presidente Brigadeiro Eduardo Gomes, que tinha como bordão: ''vote no brigadeiro, que é bonito e é solteiro''. Já era de esperar que muitas moças da época se tornariam tietes do dito cujo, ponto positivo para a gastronomia... :D ... Por quê? , porque alguém resolveu criar um doce onde as eleitoras o ofereciam em toca de donativos para campanha, nas festas promovidas em prol de sua candidatura. Muitos afirmam que ele surgiu das mãos de uma senhora mineira, e com o nome de negrinho, outros no RS, mas, não se sabe ao certo. Como naquela época era difícil o acesso a ingredientes como: leite fresco e outros básicos para produzir doces, então surgiu a idéia de misturar leite condensado com chocolate. Mais tarde, o doce acabou ganhando o nome “brigadeiro” em homenagem ao candidato que acabou perdendo a eleição para o então vitorioso Eurico Gaspar Dutra. (tá vendo, não vendeu bolinha preta suficiente... XP)
Olhaê, o brigadeiro não é só gostoso, não é só um doce que fascina e desbanca os demais em festinhas de aniversário. É política e história também. XP
Todos conhecem o meu fanatismo e entrega pelo doce, (apesar do fator diabete... ¬¬)... Cresci em família que explorava o pobre coitado e eu não diferente, continuo o explorando até hoje. A receita do cidadão é simples, e faz qualquer um se envenenar com a consciência tranqüila, afinal quem nunca foi em mesa de festa de aniversário só pra fazer visitinha a ele?
Para 30 docinhos (docinhos mesmo, não do tamanhão que eu vendo...) você vai precisar de:
- 1 lata ou caixa de leite condensado (de boa qualidade, aquele dos bichinhos sabe? Aquele...)
- 4 colheres (sopa) de chocolate em pó 33% cacau, ou 8 colheres generosas de raspas do seu chocolate favorito
- 1 colher (sopa) de manteiga sem sal, ou margarina (normalmente num ponho isso tudo não)
- Raspas de chocolate ou granulado para confeitar.
Com coragem:
Despeje o leite condensado na panela junte o chocolate e misture bem, junte a manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo sempre (SEMPRE) até a massa desgrudar do fundo da panela. Quando estiver no ponto, retire da panela e transfira para um recipiente de louça untado com manteiga. (aboli a manteiga nessa etapa) Deixe esfriar.
Faça as bolinhas (melhor parte de tudo), empane-as nas raspas do chocolate ou granulado, e acomode-as nas forminhas de papel plissadinho. 
Ô trabalho difícil esse meu, Dedeuso... XP
 
Próximo post: Brigadeiro, de simples guloseima para doce requintado.

3 comentários:

  1. FOMEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!

    ResponderExcluir
  2. adorei ah historinha do brigadeiro q eu naum conhecia xuxu, espero anciosamente meus brigadeiro ;;

    ResponderExcluir