14 de outubro de 2010

Garam Masala. Tempero asiático, aromático e muito saboroso.


Garam Masala. Ao pé da letra significa “mistura quente” (do hindi: garam, "picante" e masala, "mistura"), é uma espécie de combinação de especiarias, moídas em pilão até virar pó... Tem sabor forte, mas não chega a ser picante como pimenta. É muito comum nas cozinhas indianas e de outros países do sul da Ásia.
Sua composição varia de região para região, e nenhuma delas é considerada mais autêntica que a outra, já que cada um tem sua preferência por determinada especiaria. Muitas receitas contêm mais de até 100 especiarias e alguns dos ingredientes mais comuns são: pimenta preta e branca, sementes de coentro, cravo, louro, cominho, canela, cardamomo de diferentes espécies, anis, noz moscada entre outras. Algumas variações misturam as especiarias com ervas, outras as trituram com água ou leite de coco, ou ainda outros líquidos, até obter uma pasta. Em outras variações podem ser adicionados frutos secos como cebola ou alho.
Na Índia o seu uso é muito difundido e cada dona de casa tem sua receitinha própria.  A mistura de sabores deve ser feita de forma cuidadosa, a fim de obter um sabor equilibrado entre todos ingredientes, sendo que um ou mais dos sabores podem ser salientados num prato onde este seja desejado. Antes de ser usado é comum que o Garam Masala seja cozinhado para liberar aroma e sabor na preparação.
Existem versões comerciais de combinações de especiarias, aquele pacotinho de curry industrial sabe? Pois é, mas nem se compara ao aroma e sabor do verdadeiro Garam Masala.



Com coragem:
Faça seu próprio Garam Masala, de ênfase ao ingrediente que mais gostar, pesquise e acrescente outros...  Na internet correm muitas receitas com definições de quantidade, mas isso não impede que você o faça de acordo o com seu paladar, contudo, na receita segue quantidade.  XP

100 g de sementes de coentro
30 g de sementes de cominho
30 g de pimenta-do-reino preta em grãos
30 g e pimenta do reino branca em pó
15 g de gengibre seco
7 g de cardamomo
7 g de cravo
5 g de canela em pó
5 g de folhas de louro


Em uma sautese (frigideira antiaderente), toste rapidamente todos os ingredientes ate que sequem bem, EXCETO a canela e o gengibre. Retire do fogo e deixe esfriar. Acrescente a canela e o gengibre e passe no processador ou liquidificador. Caso você tenha a sorte de ter um pilão de pedra em casa (perfeito e quero muito!), use-o para bater as especiarias até que virem um pó sequinho. Guarde em um recipiente com tampa seco, limpo e que garanta proteção contra a luz e calor direto.
Você vai se surpreender com o aroma do dito cujo, ele toma literalmente conta da casa. Combina muito bem com refeições vegetarianas, com frango, cremes doces e salgados, molhos, patês, enfim, tem o poder de transformar um simples prato em uma preparação soborosíssima e requintada. 
Permita-se, arrisque-se e abuse.

=*





Nenhum comentário:

Postar um comentário