1 de outubro de 2010

Queijo de coalho. Símbolo da mesa nordestina.

 Queijo de coalho. Símbolo da mesa nordestina.


Produto símbolo da culinária da região nordestina, o queijo de coalho provém basicamente da coagulação do leite integral fresco e da prensagem da massa. Sua origem se deu a mais de 150 anos, através dos viajantes que percorriam longas distâncias e carregavam o leite em uma espécie de bolsa feita a partir do estomago do animal recém abatido, conhecida como “mulatão”. Eles notaram que com o passar dos dias o leite talhava, isso se explica pelo fato de ainda existirem enzimas e microorganismos envolvidos na digestão animal que tinham o poder de coalhar as proteínas do leite. Largamente produzido artesanalmente nas fazendas, de maneira rústica: mergulhando as vísceras do animal abatido no leite. (:O) Mas, é claro que como tudo nessa vida, mais tarde [hoje] , passou a se usar uma espécie de coalho industrial produzido em laboratório.
É caracterizado pelo formato retangular, sabor (leve ou fortemente) salgado e o peso da peça costuma variar de 1,0 a 5,0 kg.
Um nordestino que se preze, já provou da iguaria. Seu uso é muito difundido no nordeste, mas já ultrapassou os limites geográficos da região, podendo ser consumido na forma fresca, assada, bem como, acompanhamento ou sendo ingrediente de pratos regionais; no café da manhã, nos lanches, no almoço ou no jantar.
A minha dica é a receita de uma torta salgada caseira bem fácil de fazer... Que como e sou fã desde criança. Uma delícia... Ah meu Nordeste!   XD

Nenhum comentário:

Postar um comentário