16 de dezembro de 2010

De cabeça para baixo: Tarte Tatin


Torta de frutas invertida. Sim, invertida.

A Tarte Tatin foi criada acidentalmente por duas irmãs francesas, as Tatin (lê-se “Tatan”). Invertida porque de maneira incomum e particular, o recheio fica no topo: primeiro faz-se o recheio e depois a massa é depositada por cima, após assada é desenformada e as frutas ficam no topo da torta. Com o passar dos anos, tornou-se um clássico da cozinha francesa. É sem dúvida, uma verdadeira delícia.

Receita baseada no livro: "Fama à mesa", em junção à Panelinha.

Mise en place:
10 maçãs gala pequenas (para uma fôrma de cerca de 24 cm de diâmetro e 5 cm de profundidade)
130g de açúcar
125g de manteiga sem sal
1 fava de baunilha
1 limão tahiti
1 disco de massa folhada (um pouco maior que o diâmetro da forma)


Modo de preparo

Descascar as maçãs e cortá-las no sentido vertical retirando as sementes. Reservá-las em água com um pouco de suco de limão para evitar a oxidação.

Colocar a manteiga em uma frigideira funda que possa ir ao forno. Derretê-la em fogo médio e polvilhar todo o açúcar sobre ela. Abrir a fava de baunilha, retirar o conteúdo com a ponta da faca e adicioná-la à mistura de açúcar e manteiga. Colocar a fava de baunilha aberta no fundo da forma. Arrumar todas as maçãs sobre essa mistura. (Lembrar que a parte de baixo será a superfície da torta no momento da apresentação.) Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, ou até que as maçãs sejam facilmente perfuradas com a ponta de uma faca. Desligue o fogo.

Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 150ºC (temperatura baixa).

Numa fôrma redonda antiaderente, distribua as maçãs sem deixar folgas. A seguir, coloque por cima das maçãs o restante da calda que ficou na panela. Polvilhe um pouco de canela em pó sobre as maçãs.
 (Caso você esteja usando uma frigideira que possa ir ao forno, pule esta etapa.)

Com o auxílio de um rolo de macarrão, abra a massa folhada sobre um pedaço de filme maior que a fôrma.

Com cuidado, coloque a massa sobre as maçãs e retire o filme. . Com a ajuda de um garfo, force as bordas da massa para baixo. Corte os excessos com uma faquinha (lembre-se de que a torta será virada depois de assada). Leve a torta ao forno pré-aquecido e deixe assar por 25 minutos ou até que a massa fique dourada.

Retire a torta do forno e deixe esfriar um pouco. Para desenformar a torta, coloque um prato sobre a fôrma, segure bem e vire de uma vez. Se a torta não desenformar de imediato, dê algumas batidinhas na fôrma. Não deixe a torta esfriar muito, pois você correrá o risco de ela ficar grudada na fôrma. Neste caso, e só em último caso, aqueça um pouquinho a torta em fogo baixo e repita a operação. Sirva a seguir ainda morninha e acompanhada com sorvete de creme.





A receita clássica é  feita com maçãs. Mas existem versões com outras frutas como pêra e pêssegos.

Perfeita para ser eleita como uma daquelas delícias de fim de ano sabe?
Tente e se não ficar perfeito, gostoso vai ficar.
Acredite.
“*

Nenhum comentário:

Postar um comentário