20 de dezembro de 2010

Comidas de fim de ano - Peru com vinho branco e ervas frescas

Já passamos pela Rabanada, então num circuito natalino ao contrário chegamos ao prato principal... XD

E quem será??? Clássico claro: Peru!


É amigo, chegou sua hora. Ferrou!!! Hsudhsuhdudhs

A receita escolhida este ano pra ceia aqui de casa é simples: Peru com vinho branco e ervas frescas. Nenhum mistério. Basta ter uma dessas aves enormes (claro!) de boa qualidade, um vinho branco seco também de boa qualidade e uma mistura de ervas frescas à gosto. Usarei tomilho, manjericão e alecrim.  Como acompanhamento, arroz branco, farofa de batata palha, frutas da época e um molho que será feito com as sobras da assadeira depois do dito cujo sair do forno.
Mamãe fez o favor de comprar a ave já temperada (=\), mas se este não for o seu caso, faça uma mistura de temperos: (alho, sal, pimenta, azeite, vinho e uma erva de sua escolha) a quantidade deve ser suficiente para mergulhá-lo até quase a metade. A ave deve estar descongelada, então retire os miúdos (com eles você pode fazer uma boa farofa também). Esfregue a ave com limão e fure espaçadamente com um garfo. Disponha a mistura de temperos numa vasilha grande e coloque o cidadão, banhe com o tempero. Leve a geladeira, coberto com papel alumínio ou filme. Depois de 12 horas vire a ave e deixe passar mais 12 horas na geladeira para que o tempero entranhe bem.  Pronto, vamos assar.

Mise em place (Ave):

1 peru temperado (Perdigão- cerca de 4 kg)
2 xícaras de chá de vinho branco  seco (na panela sempre vinho seco!)
½ xícara de chá de azeite
1 xícara de ervas frescas picadas

Com coragem:

Pré-aqueça o forno a 190° (médio-baixo).
Com o peru descongelado, retire os miúdos. Coloque em uma assadeira e regue-o com o vinho branco, besunte-o com azeite e polvilhe parte das ervas. Cubra com papel-alumínio e deixe no forno (já pré-aquecido) por aproximadamente 2 horas. Retire o papel alumínio, e, se necessário pincele com um pouco de azeite. Volte-o ao forno e deixe lá tempo suficiente para dourar. Na hora de servir, disponha-o numa travessa decorada à sua maneira (mas lembre-se: cama de alface é brega! Rá!) e salpique com o restante das ervas.

Sirva com:
- Arroz branco (refogado, trivial)
- Farofa de batata palha:

Corte uma cebola média em cubos e sue com bastante azeite, adicione o que desejar: azeitonas, ervilha, 1 tomate picado... Refogue rapidamente e coloque a farinha de mandioca (aproximadamente 400 g). Adicione a batata palha por último e com o fogo desligado. Acerte o sal. Sirva.
(Se quiser, faça uma farofa de miúdos. Basta picar e cozinhá-los bem.)

- Fazendo o molho:
Nota: na França, os sucos da assadeira são servidos junto à ave. Aqui, a dica é uma versão do Demi-glace para aves. O Demi-glace nada mais é do que engrossar o suco da assadeira (de carne, ave) para obter um molho espesso e saboroso.

Tire a ave da assadeira, e descarte parte da gordura deixando apenas 1 Colher de sopa. Leve a assadeira ao fogo baixo e junto 1 colher de sopa de farinha de trigo (aprox.) mexa bem para não formar grumos. Mexendo, misture aos poucos 450 ml de caldo de galinha (caseiro ou 1 ½ tablete dissolvido em 450 ml de água fervente). Misture bem, acrescente ½ xícara de vinho branco seco, acerte os temperos e deixe que cozinhe em fogo brando até que reduza à metade.

Por fim, montar a mesa (época de Natal merece mimos!) e correr pro abraço!
“)
“*

Imagens: Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário