Café
O café é nativo da África, o pequeno fruto nasce de um arbusto selvagem da família Rubiaceae, que possui mais de 6.000 espécies. Todos os cafés são plantas tropicais, sendo cultivadas entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio, e seus arbustos apresentam tamanho de 1,5m a 18m. Acredita-se que a origem da alcunha seja herdada da palavra “kahwah” que, em árabe, significa vinho. Esta cerejinha passou a ser consumida macerada, depois em infusão e, posteriormente, o homem descobriu que, torrando o seu grão, o elixir resultaria ainda mais rico e saboroso.
Hoje é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água, e movimenta um mercado de bilhões de dólares.
Esses dias passeando pelo Shopping eu vi uma plaquinha com a propaganda de uma Cafeteria... Na descrição falava sobre café ‘’Arábica’’, ai eu fiquei me perguntando “será que todas as pessoas sabe o que isso significa, o que ser isto...??”, bem não é muito complicado...
Arábica
Nome popular para a espécie de café Coffea arábica. Nativa da África, nos altiplanos da Etiópia, é usada como bebida ou aditivo flavorizante em alimentos, Em geral, resulta em cafés de bebidas superiores, aromáticas, equilibradas e de gosto suave, podendo ser consumida pura, sem blends. Possui variedades, entre elas a tembém chamada arábica, que apresenta cultivares como Caturra, Mundo Novo, Catuaí, Icatu e San Ramon.
Outra Variedade com importância comercial é a Maragogipe, identificada na região de Maragogipe, em Alagoas. Muito grande, de tamanho um terço maior que o de outros grãos, também são conhecidos internacionalmente como “elephant beans”.
Blend
É a mistura que compõe o café, como acontece com alguns uíques e vinhos. Também chamado de liga, é determinante na qualidade da bebida, podendo conferir a aela grande equilíbrio ou desequilíbrio. Grandes empresas torrefadoras, como Illy e a Nespresso, costumam misturar cafés de diversas origens para obter bebidas com características que se complementam (acidez com doçura, muito encorpado com pouco encorpado, torra clara e torra escura) e que valorizam suas qualidades. Os blends podem ser feitos com os grãos crus ou torrados.
Henrique Edu
BASTOS, GIULIANA. Café com suas Receitas: Dicionário Gastronômico / Giuliana Bastos – São Paulo : Editora Bocato 2008
O café realmente é viciante e sua historia é incrivel.
ResponderExcluirObs.: O blog de vc é perfeito!!