28 de novembro de 2010

Você sabe o que é FINGER FOOD?


É um termo usado na gastronomia, um segmento que é exatamente o que o nome em inglês propõe: “comidinha para se comer com as mãos”. Levar a comida diretamente com a mão até a boca sem qualquer utensílio intermediário.

Entrou de vez no ramo gastronômico e promete ficar. Afinal é um jeito prático que surgiu a partir do ato de servir aperitivos pequenos em festas. Simplificando de maneira requintada, eu diria. É uma ótima opção para todos os tipos de comemorações. O estilo é informal, e permite que os comensais comam até em pé, e acredita-se não ferir as regras de etiqueta. Basta oferecer ao comensal guardanapos, um pratinho, ou qualquer outro apetrecho que garanta que não fique lambuzado enquanto estiver se servindo.

Já que é tendência, hoje já existem no mercado inúmeros utensílios para a apresentação dos mesmos. Vão desde colherzinhas, palitinhos, copinhos e outros “inhos”, são as diversas maneiras de servir um cardápio montado nesta linha. E permitem que sejam escolhidos de acordo com o tema da festa, ou jantar. Fazendo muitas vezes parte da decoração. Verdadeiros trunfos culinários.

As comidinhas em FINGER FOOD são comumente usadas como entradas de vários cardápios. O alimento deve ter o tamanho que permita ser comido de uma só vez, ou no máximo em duas mordidas.

As opções de receitas nesse estilo são inúmeras. Desde canapés, empanados, espetinhos, adaptações de saladas, até miniaturas de receitas sofisticadas. E a montagem? Termina sempre daquelas de encher os olhos...












Experimente este modo de servir em uma reunião na sua casa, como por exemplo, para receber os amigos. Os elogios estarão garantidos.

=*’s.

Nenhum comentário:

Postar um comentário