25 de novembro de 2010

O júri da VEJA NATAL “Comer & Beber”, elege o chef do ano


O nome? Sônia Benevides. Arquiteta, consolidou a cozinha como profissão quando se transferiu para Lisboa em meados de 1991. De volta ao Brasil cursou bacharelado em gastronomia na cidade de Florianópolis, tendo se mudado para lá em 2004. Trabalhou com vários chef’s, e viajou para a Europa após se formar. Lá estudou em Roma e fez estágio com José Avillez do Lisboeta Tavares. José Avillez é seguidor da gastronomia molecular, e, nesse estágio, ela se interessou e aprendeu técnicas de cozinha molecular. Pela primeira vez este ano, consagrou-se como principal nome da gastronomia da cidade.

A chef comanda a cozinha do restaurante (também premiado), Chef’s Delicatessen Bistrô. A casa está situada no Edifício Duna Barcane, na chamada Rota do Sol da avenida Eng. Roberto Freire, Ponta Negra. Ao pé letra, a casa é o que o nome propõe: uma loja de produtos gastronômicos no andar debaixo, e em cima um restaurante aconchegante. O lugar é encantador e sem excessos desnecessários. As paredes quase todas findam em paredes de vidro com inúmeras, centenas garrafas de vinho colocadas na horizontal. Com cerca de 40 lugares disponíveis, o Bistrô dispõe de um aparelho de jantar diferenciado que também ajudam no encantamento dos pratos servidos. Acima das mesas ficam pequenas luminárias que compõe muito bem o ambiente junto às paredes de vinho e o restante da decoração em si. Entre a cozinha e o salão há uma divisória de vidro, onde o cliente pode ter a visão do preparo dos pratos. Na cozinha se encontram um forno defumador onde este é o terceiro em uso no Brasil, que possibilita a defumação de peças na própria casa; um túnel de congelamento rápido e outros maquinários que possibilitam a garantia de boa comida e segurança alimentar ao cliente.

Possui um cardápio que faz jus ao nome do local (“Chef’s”), portanto, este cardápio é uma homenagem a alguns dos maiores chefes da história da cozinha. Com pratos que exploram os sabores simples da nossa terra, requintada e cuidadosamente manipulados nas vias de regra da cozinha molecular provando o que muitos hoje afirmam: “O chic é o nosso”.

Já tive oportunidade de visitar o lugar junto com a turma do curso, e quem nos recebeu muito bem, e apresentou a casa e o cardápio foi a premiada chef em questão.

Parabéns a Chef Sônia Benevides, que de fato, representa muito bem o nome da cozinha da cidade. Mesclando e difundindo os ingredientes locais com receitas e técnicas contemporâneas.



Minha total admiração.



=*'s


Ps.: Conheça um pouco mais dos premiados da cidade: http://vejabrasil.abril.com.br/natal/roteiro/restaurantes/as-mesas-campeas-41/

Nenhum comentário:

Postar um comentário