11 de novembro de 2010

Guacamole.


Iguaria típica da culinária mexicana, muito condimentada, de sabor quente e considerada afrodisíaca. De ingredientes tipicamente tropicais, é um prato criado pelos Astecas que foram uma civilização pré-colombiana que habitaram entre os séculos XIV e XVI , o território que corresponde atualmente ao México. 


O nome que designa a iguaria tem origem indígena, onde “guaca” significa testículos (pela semelhança do fruto, com o outro fruto... XP) e “mole” é tido como uma designação genérica para molho. A Origem deste nome vem do dialeto “Nahuatl”, mas assim como a receita, a sonoridade da pronúncia “Guacamole”, sofreu influências antes de se espalhar pelo mundo. Reza a lenda que a maneira de se fazer um bom Guacamole foi ensinada por um Deus chamado Quetzalcóatl ao povo Tolteca.

Eu amo abacate e adoro Guacamole, ou vice-versa XP. Receita saborosíssima e prática. Cai muito bem como entrada, petisco comendo-o com nachos (o bom e velho pacotinho de “Doritos”) ou fatias de pão torrado, recheio de alguma massa sequinha, e ainda como acompanhamento de saladas suaves.

Com coragem e uma faca bem afiada:

1 abacate médio bem maduro porém sem machucados;
1 dente de alho amassado;
1 cebola roxa picadinha;
2 tomates pequenos maduros porém firmes, picados;
Suco de 1 limão;
1 pimenta vermelha (dedo de moça) picadinha;*
 ¼ de maço de coentros picado;
¼ de cebolinha picada;
Sal a gosto;

Comece:

Retirando a casca e a semente do abacate e amasse** a polpa. Em uma tigela, junte ao abacate amassado o restante dos ingredientes picados. Quer mais moleza? Vai brincar de boneca... haushusahuahusa. Há quem ainda bote pimentão, troque a pimenta por páprica, enfim...

*Seguinte: eu adoro coisas picantes e já tenho certa tolerância ao ardor da pimenta, coloco umas 2 ou até 3 dependendo do tamanho do abacate escolhido e da pimenta também.

** Se preferir, você  pode cortar o abacate em cubos.


Permita-se.
"*

Um comentário: