Quando se fala em cozinha japonesa todo mundo pensa “oba! Sushi, eu queroo...” mas não é só isso que o japonês come... arroz com peixe cru... Ah!, mas eles vivem comendo arroz sim, ateh no café da manha. Sempre foi uma culinária muito complexa com muitos ingredientes e com pratos bastante variados. Mas dessa vez essa culinária vai ficar um pouco diferente, vamos falar de petiscos japoneses.
O dango é elaborado com farinha de arroz (mochiko), e relacionado por tanto com o mochi (pastel de arroz glutinoso) depois falo desse ai. Serve-se com frequência com chá verde.
O dango é consumido durante todo o ano, mas as diversas variedades é consumida tradicionalmente em temporadas concretas, em festivais. Serve-se três a quatro dangos em um pincho (palito de madeira ou metal... palito de churrasco). Uma variedade originaria de Hokkaidō elabora-se com farinha de batata e cozinha-se com shoyu (molho de soja).
Há muitas variedades diferentes de dango onde se costuma adicionar diversos condimentos que se servem sobre eles ou com eles.
Receita
Mitarashi dango
Ingredientes:
Dango
2/3 xícara (chá) de joshinko ou farinha de arroz comum
2/3 xícara (chá) de shiratamako ou farinha de arroz glutinoso (mochiko) acrescido de uma colher (sopa) de amido de milho.
1/2 de xícara (chá) de água morna
Mitarashi-dare
2 colheres (sopa) de shoyu
2 colheres (sopa) de açucar
2 colheres (sopa) de mirin (Saquê Culinário, Mirin)
4 colheres (sopa) de água
1/2 colher (sopa) de amido de milho
Preparo
Dango
1. Misture o joshinko (ou farinha de arroz comum) com o shiratamako (ou a farinha de arroz glutinoso acrescido de uma colher de amido de milho).
2. Coloque a água morna aos poucos, sempre mexendo a mistura. A massa deve ser macia,não podendo desmanchar com o excesso de água.
3. Faça pequenas esferas do tamanho de cerca de 4 cm de diâmetro.
4. Cozinhe-os em água fervente. Com o cozimento eles começam a boiar, como nhoques. Espere mais 3 ou 4 minutos e retire-os com a ajuda de uma escumadeira ou peneira.
5. Mergulhe-os em água gelada para interromper o cozimento.
6. Espete de 3 a 4 bolinhas em um espeto.
Mitarashi
1. Misture todos os ingredientes numa panela.
2. Cozinhe até formar uma calda grossa, lembrando que ela endurece mais a medida que esfria.
3. Cubra os dangos cozidos.
Variações:
Você pode, se quiser, grelhar os espetos com dango antes de cobrir com mitarashi-dare. Ou no lugar deste, você pode usar kinako ou doce de azuki (anko) como cobertura.Outra variação é o matcha dango. Basta adicionar uma colher (chá) do matcha na receita.
Edu – Henrique Eduardo o/
Euuuu adooorariaa fazer esta receitaa, sempre quiz esperimentar dango, mas onde posso encontrar os primeiros ingredientes?
ResponderExcluirbjuus